Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
dia mundial do pão

Iniciativa troca livros por pães no Centro de Curitiba

No Dia Mundial do Pão espera-se arrecadar 2,5 mil livros, que serão trocados por pãezinhos. Foto do evento de 2012 | Antonio More/Gazeta do Povo
No Dia Mundial do Pão espera-se arrecadar 2,5 mil livros, que serão trocados por pãezinhos. Foto do evento de 2012 (Foto: Antonio More/Gazeta do Povo)

Nesta quarta-feira (16), Dia Mundial do Pão, quem passar pela Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, poderá trocar um livro por uma sacola com seis pãezinhos. Cerca de 12 mil pães franceses serão preparados para servir como moeda de troca. Os livros arrecadados serão doados para o projeto Tuboteca, da prefeitura, que disponibiliza livros de forma gratuita nos tubos de ônibus da capital. A troca poderá ser feita das 7h às 16h.

A iniciativa é do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Paraná, que promove o evento pelo 11º ano. A entidade recomenda que as pessoas levem livros de literatura e de preferência infantis – já que publicações mais técnicas ou de áreas muito específicas geram menos interesse dos possíveis leitores. A expectativa é que sejam arrecadados pelo menos 2,5 mil livros.Outras atividades

Além da troca de livros por pães, o dia na praça terá também consultas médicas gratuitas para a população, brincadeiras para as crianças, escultura feita com massa de pão e uma minipadaria, montada no local, para que as pessoas vejam como o pãozinho é feito. Das 8h30 às 16h haverá exames oftalmológicos e de pressão; e das 14h às 16h, a realização de testes de glicemia para diabetes.

Alunos de escolas de várias regiões do estado também vêm à capital participar de um concurso de sanduíche. Na hora eles ficam sabendo os ingredientes e montam o lanche. Os melhores, na opinião de uma banca julgadora, ganham prêmios.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.