A previsão é de chuva para a região de Curitiba no final de semana e, pelo menos, até quarta-feira (22). Deve ser assim no início do inverno, que começa exatamente às 19h34 desta segunda-feira (20) e, de acordo com as previsões do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), será com chuvas acima da média. A partir da metade da estação, entretanto, o inverno começa a sofrer influência do fenômeno meteorológico La Niña, que vai derrubar as temperaturas e deixar o tempo mais seco.
O La Niña é caracterizado pela diminuição da temperatura da superfície das águas, no Oceano Pacífico Tropical. Uma das consequências disso é um inverno árido com passagens rápidas de frentes frias na região Sul do Brasil. “Em junho, o Paraná ainda poderá registrar chuvas ligeiramente acima da média, porém para agosto e setembro, a previsão é de redução no volume de chuvas, que deve ficar na faixa média”, explica o meteorologista do Simepar, Cezar Duquia.
Geadas
Neste inverno, a expectativa é que as massas de ar frio previstas provoquem geadas frequentes, sobretudo nas regiões central e sul do estado. Para o norte são previstos de três a cinco eventos de geada – quantidade normal para a época. “O inverno tipicamente paranaense apresenta geadas frequentes e registra temperaturas negativas quando as massas de ar frio, ao se deslocarem pelo sul do país, adquirem uma trajetória continental”, observa Duquia. Estas massas provocam uma estabilidade prolongada que afeta a distribuição das chuvas ao longo dos três meses, razão pela qual este é o período do ano com menor volume de chuvas.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião