O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de temporais com risco de estragos, quedas de árvores, alagamentos, raios e granizo para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para quinta-feira (8) – das 0h até as 22h. O alerta emitido é laranja, que significa perigo. Só o alerta vermelho é mais perigoso.
De acordo com o Inmet, os ventos na região podem variar entre 61 e 99 quilômetros por hora e as chuvas devem ser intensas, entre 30 e 60 milímetros por hora. A queda de granizo também deve ser intensa – entre 50 e 100 milímetros no dia.
O Simepar também alerta para o tempo instável, já que uma área de baixa pressão atua sobre o Paraguai e se estende em direção ao paraná. As chuvas, segundo o Simepar, podem ocorrer a qualquer momento do dia, mas devem ser mais frequentes durante a tarde. Apesar do alerta, o sol deve aparecer a as temperaturas ficam bastante elevadas. A máxima em Curitiba deve ser de 26ºC e a mínima de 16°C. Em Cascavel, no oeste, a máxima é de 25°C.
Cuidados
Para evitar os estragos causados pela chuva, o Inmet elaborou uma série de instruções, como buscar abrigo longe de árvores e de frágeis coberturas metálicas, já que há risco de quedas. Segundo o instituto, deve-se desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia e o gás. Além disso, a recomendação é guardar documentos e objetos de valor em sacos plásticos e em local protegido e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, que podem cair com os fortes ventos. Outras informações podem ser obtidas com a Defesa Civil pelo telefone 199 e com o Corpo de Bombeiros no telefone 193.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora