O delegado da Polícia Civil de São Miguel do Iguaçu, Danilo Cesto, responsável pela apreensão, em outubro de 2007, dos 1.590 quilos de maconha que saíram do assentamento, disse que concluiu o inquérito e encaminhou à Justiça Federal. Na ocasião não foi feita a prisão dos acusados porque o motorista do caminhão abandonou o veículo e fugiu. Apesar disso, três integrantes do MST foram indiciados.
O delegado chegou a sugerir que o caso fosse transferido para Polícia Federal (PF) por se tratar de tráfico internacional de drogas, mas a PF alega que não recebeu o processo. Segundo Cesto, após a apreensão não foram registradas mais ocorrências de tráfico no assentamento Antonio Tavares.
Os agricultores do MST não são os únicos que sofrem tentativa de aliciamento e ameaças por parte do tráfico. Pescadores e sitiantes lindeiros também relatam movimentação de traficantes na região. Algumas quadrilhas abrem picadas e estradas clandestinas dentro de propriedades. Por medo de represálias, os agricultores preferem ficar calados.
O Lago de Itaipu tornou-se uma das rotas preferidas pelo tráfico de drogas da fronteira Brasil-Paraguai nos últimos dois anos, desde que a Receita Federal do Brasil arrochou a fiscalização em Foz do Iguaçu. A medida estimulou a migração do contrabando e tráfico nos municípios situados na Costa Oeste paranaense.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião