A primeira etapa do inquérito que investiga a morte de 239 pessoas no incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS), prevista para ser concluída até 28 de fevereiro, terá entre seis e oito indiciados, segundo fontes ligadas à investigação. Os indiciamentos serão por homicídio qualificado por asfixia, com dolo eventual, com pena máxima de 30 anos pelo Código Penal. A investigação, na reta final, vai se deter nesta etapa no núcleo de pessoas que participavam diretamente da operação da boate e que, pelo critério de "proximidade", contribuíram para o resultado da tragédia.
O indiciamento de agentes públicos deverá ficar para a segunda etapa da investigação, podendo inclusive dar a origem a um novo inquérito. Nesse caso, os que forem indiciados responderão por prevaricação, ou seja, quando um funcionário público deixa de desempenhar sua função em benefício de um terceiro. A pena máxima para esses casos é de um ano de detenção.
Família sob suspeita
Além dos quatro suspeitos presos desde 28 de janeiro (dois sócios da boate e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira), a polícia deve indiciar na primeira fase também a mãe e a irmã de Elissandro Spohr (um dos sócios presos), Marlene Terezinha e Ângela Aurélia, o cunhado do empresário e namorado de Ângela, Ricardo Gomes, e o barman Erico Paulus Garcia, que instalou a espuma tóxica no teto da boate.
O indiciamento criminal dos administradores da boate será acompanhado por um pedido de prisão preventiva para os quatro suspeitos já presos. Como a prisão provisória vence no dia 2 de março, o inquérito precisa ser remetido ao Ministério Público (MP) até a quinta-feira para que os quatro envolvidos que estão detidos não sejam libertados. Depois disso, o MP tem até dez dias para denunciá-los à Justiça.
A mãe e a irmã de Elissandro Spohr deverão ser indiciadas porque aparecem como proprietárias no contrato social. A irmã ajudava na organização das festas e tinha um dia a dia presente na boate. O namorado dela, Ricardo Gomes, ajudava na organização da boate e atuava como uma espécie de gerente, na ausência de Elissandro e de Mauro Hoffmann o outro sócio da Kiss que também está preso. Continuam internados 26 pacientes, quatro em estado crítico, respirando com aparelhos.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora