Alunos que vão concluir o ensino médio em 2006 poderão fazer a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2006) na própria escola onde estão matriculados a partir de 1.º de abril. O cronograma da avaliação de desempenho foi divulgado pelo Ministério da Educação e prevê a realização das provas para 27 de agosto, em 800 municípios em todo o país.
A inscrição é gratuita para os estudantes da rede pública de ensino. Os da rede particular deverão pagar a taxa de R$ 35,00 nas agências dos Correios e anexar o comprovante de pagamento à ficha entregue na escola. Alunos que já concluíram o segundo grau em anos anteriores têm a opção de fazer a inscrição pela internet ou nos Correios.
A exigência da nota do Enem para concorrer a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) fez a procura pelo exame dobrar no ano passado. Foram três milhões de inscritos, sendo que 75% fizeram a prova em 730 cidades. Desses, 900 mil concorreram a bolsas de estudos distribuídas pelo ProUni. Além do ProUni, cerca de 470 instituições de ensino superior também utilizam, de alguma forma, os resultados do Enem em seus processos seletivos.