Uma cadeira vazia no curso de Biologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2002, deu a Pablo Carvalho Santos a chance de concluir a faculdade e garantir uma vaga em um doutorado na área de Genética, na Alemanha. Santos faz parte da primeira turma de alunos de transferência externa feita por meio do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar), em 2003. Este ano, 1.084 vagas estão sendo oferecidas para universitários de outras instituições que queiram transferência para a UFPR. As inscrições para o Provar se encerram na segunda-feira, dia 9.
"Já não tinha mais disposição para enfrentar um novo vestibular", relata o hoje biólogo de 27 anos. A história de idas e vindas de Santos à faculdade começou na Universidade Estadual de Londrina, seguiu para Curitiba, passou pela Alemanha e novamente voltou à UFPR, desta vez por meio do Provar e não de um vestibular, como na primeira vez que cursou a instituição. "Já havia estudado na Federal por um tempo, mas fui morar na Alemanha, onde trabalhava com tradução de textos. Apesar de ter conseguido uma vaga em Biologia na Universidade de Berlim, eles não aproveitariam o que eu já tinha cursado e provavelmente eu desistiria da carreira", diz.
O Provar foi criado pela UFPR para preencher vagas surgidas do abandono de alunos que passaram no vestibular da instituição, mas desistiram do curso. Na primeira etapa, em novembro, apenas os estudantes da própria universidade podiam fazer a transferência de turno ou de habilitação. Nesta segunda fase, há vagas para quem já está estudando a mesma carreira ou carreira semelhante em outra faculdade. Os requisitos variam conforme o curso, mas no mínimo é preciso ter concluído o primeiro ano de faculdade. "Os estudantes precisam ficar atentos, porque costumam achar que a exigência mínima é o ano em que a vaga está aberta, quando na realidade é o quanto ele já deve ter concluído do curso", afirma Simone Cristine Cavallari, do Núcleo de Acompanhamento Acadêmico, que coordena o Provar.
Concorrência
O número de vagas varia conforme o curso e chega a 113 em Física (período diurno), que tem o maior número de desistências. Medicina, Direito e Administração costumam ter grande concorrência. Em Medicina, que tem mensalidade beirando os R$ 2 mil em universidades particulares, este ano há duas vagas para quem já cursou pelo menos até o sexto semestre do curso. O número de inscritos por vaga para esta segunda etapa deve ser divulgado até o dia 11. (PK)
Serviço: A inscrição para segunda fase do Provar deve ser feita pelo site da UFPR (www.nc.ufpr.br/provar) e custa R$ 150. As provas são dissertativas e ocorrem no dia 15 de janeiro, das 14 às 18 horas.