Os casais interessados em participar do casamento coletivo gratuito, promovido pelo projeto Justiça do Bairro, têm até esta sexta-feira (5) para fazer a inscrição. A cerimônia é voltada para casais de baixa renda (até três salários mínimos) e vai acontecer no dia 12 de dezembro, às 18 horas, na quadra da Rua da Cidadania do Pinheirinho. Para participar, basta procurar o atendimento da Fundação de Ação Social (FAS) nas regionais dos bairros e ruas da cidadania.
Além do casamento coletivo, o projeto Justiça no Bairro vai oferecer outros serviços gratuitos. O cidadão vai poder fazer a carteira de identidade, CPF, dar entrada no seguro desemprego, fazer a carteira de trabalho, avaliação médica, obter informações sobre os programas sociais da prefeitura e receber atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
Casamento
Para o casamento, o casal deve estar acompanhado de duas testemunhas, que devem apresentar o documento de identidade. Os interessados solteiros devem levar as certidões de nascimento atualizadas, documento de identidade, comprovante de residência e a data de nascimento ou falecimento dos pais. Os divorciados também devem apresentar, além desses documentos, a certidão de casamento com a averbação do divórcio atualizada.
Caso o interessado tenha adquirido bens na época do casamento anterior, é preciso levar o formal de partilha do divórcio. Caso contrário, é necessário levar somente a certidão negativa de bens da Vara de Família onde ocorreu o divórcio.
Outros serviços
Outros órgãos da prefeitura de Curitiba vão manter profissionais na Rua da Cidadania do Pinheirinho no fim de semana dos dias 11 e 12 de dezembro. A secretaria de Saúde vai levar uma equipe médica para medir a pressão arterial, prestar informações sobre os programas Mãe Curitibana e Mulher Curitibana, orientar a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e realizar atividades educativas sobre a dengue. Ainda na área de saúde, profissionais do Hospital Erasto Gaertner vão orientar a população sobre a prevenção dos diversos tipos de câncer e agendar consultas para os que já sofrem da doença.
A secretaria de trabalho, além da carteira de trabalho e seguro desemprego, vai cadastrar os trabalhadores interessados em uma oportunidade de trabalho. A Urbanização de Curitiba (Urbs) vai tirar dúvidas sobre o cartão transporte.
Profissionais da secretaria de educação vão orientar pais sobre vagas em escolas e creches. Já o Abastecimento vai esclarecer as dúvidas sobre a carteirinha para compras nos Armazéns da Família. A FAS vai oferecer serviços de manicure e cabeleireiro. Ainda haverá apresentações culturais e atividades de recreação, que ficam a cargo da Fundação Cultural de Curitiba e da secretaria de Esporte e Lazer.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião