• Carregando...
Sede do Inep tem ala de segurança com 21 salas específicas para a realização do exame | Walter Alves/ Gazeta do Povo
Sede do Inep tem ala de segurança com 21 salas específicas para a realização do exame| Foto: Walter Alves/ Gazeta do Povo

Aula particular como reforço

A estudante Ana Beatriz Santana, 17 anos, vai fazer o Enem pela primeira vez neste ano. Em 2013, ela fez o segundo ano do ensino médio nos Estados Unidos. Para não ficar para trás agora que o exame já é considerado parte da nota no vestibular, Ana Beatriz faz cursinho pelas manhãs e aula particular de redação uma vez por semana no período da tarde. "Além das aulas normais costumo estudar mais quatro horas por dia, fazendo um intervalo para manter o pique", conta a estudante. Ela ainda não decidiu qual será o curso que pretende fazer na universidade, mas dá pistas. "Gosto muito de direito e jornalismo, se fosse hoje optaria pelo primeiro", finaliza.

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano começam na próxima segunda-feira, 12 de maio, com prazo até 23 de maio. Os R$ 35,00 cobrados pela inscrição podem ser pagos até o dia 28 deste mês. Para esta edição, o Ministério da Educação promete um elevado grau de segurança. Pela primeira vez, o edital prevê que os fiscais de prova poderão usar detectores de metal quando necessário. De acordo com o ministro da Educação, Henrique Paim, o procedimento visa impedir o uso de qualquer tipo de equipamento que traga ameaça à aplicação. A estimativa é de que sejam usados 18 mil detectores portáteis.

Um dos alvos da medida é o aparelho celular, proibido durante as provas. Na edição de 2013, fotos de questões chegaram ser divulgadas em redes sociais durante a aplicação. O ato é punido com eliminação. A pasta informou que fará acompanhamento da rede, mas ressaltou que, por segurança, não pode detalhar os procedimentos. De acordo com o presidente do Inep, José Francisco Soares, já está em funcionamento uma área de segurança na sede da instituição. São 21 salas com três níveis de segurança. As de nível mais elevado têm acesso restrito a poucos servidores, além da proibição de entrar e sair com qualquer tipo de equipamento eletrônico.

Adesão

Para este ano, o Inep espera 8,2 milhões de inscrições, 13,8% a mais que em 2013. Para tentar inibir as desistências, aqueles inscritos que já participaram e faltaram em outras edições vão receber uma mensagem incentivando que compareçam à prova e alertando sobre os custos que a ausência gera ao país.

Redação

Foco de reclamações e questionamentos sobre a forma de avaliação, as redações vão permanecer com o mesmo critério de correção. Cada texto passa por dois corretores, que distribuem os pontos em cinco categorias. No caso de discrepância entre as notas, um terceiro avaliador é escalado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]