Estudantes de baixa renda podem solicitar uma bolsa do Prouni a partir da próxima terça-feira (19). O programa federal concede o benefício integral ou parcial (50% da mensalidade) para o candidato cursar o ensino superior em instituição privada.
Para isso, o aluno deve cumprir alguns requisitos: ter feito o Enem 2015; ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou bolsista integral em escola privada; não ter diploma de ensino superior e renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos (R$ 2.640).
O critério de renda, entretanto, não se aplica a professores da rede pública que desejam obter a bolsa para estudar em curso de licenciatura.
As inscrições começam um dia depois da divulgação do resultado do Sisu 2016, sistema de seleção unificada para instituições públicas. No Prouni, o prazo se encerra no dia 22 de janeiro. A oferta de bolsas terá duas chamadas: a primeira será divulgada em 25 de janeiro e a segunda, no dia 12 de fevereiro.
Após essa etapa, o aluno deve procurar a instituição de ensino escolhida e comprovar as informações prestadas no site do programa (http://siteprouni.mec.gov.br). Se não selecionado, pode indicar interesse em participar da lista de espera, no período entre 26 e 29 de fevereiro.
A exemplo do Sisu, o candidato indica duas opções de graduação e, ao longo do processo, pode checar a nota de corte no curso indicado.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora