A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou ontem o edital do vestibular 2013. Sem grandes mudanças em comparação aos anos anteriores, o documento traz as principais informações do processo seletivo, que será aplicado em duas fases, a primeira em 11 de novembro e a segunda, nos dias 9 e 10 de dezembro. Segundo a instituição, apesar das greves dos professores e dos servidores, o processo transcorrerá normalmente e só será interrompido se a paralisação das duas categorias avançar até o fim do ano.
As inscrições devem ser feitas de 17 de agosto a 21 de setembro, no site do Núcleo de Concursos da instituição (http://www.nc.ufpr.br). A taxa é de R$ 80 e os estudantes poderão pedir a isenção deste valor entre 17 e 31 de agosto.
As vagas disponíveis serão divulgadas no Manual do Candidato. O concurso, além de ser aplicado para a seleção de alunos da UFPR, inclui concorrentes ao Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares do Paraná. No ano passado, foram ofertadas 5.616 vagas em cursos da UFPR, 10% delas para acesso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), porcentual mantido para o próximo vestibular.
No ato de inscrição, os candidatos devem optar pela concorrência geral, pelas cotas raciais ou pelas cotas sociais. No caso da escolha por cotas raciais, após aprovado na primeira fase, o estudante deverá passar por uma banca de verificação.