Interessados em prestar serviços de despachante só podem atuar com autorização do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). Para conseguir o credenciamento é preciso passar por um teste seletivo, cujas inscrições podem ser feitas até terça-feira, dia 20. Há vagas para 294 municípios no estado, mas até agora, 82 cidades ainda não apresentaram nenhum inscrito.
Existem hoje no Paraná 973 despachantes credenciados. O Detran oferece mais 475 vagas. As inscrições custam R$ 75 reais e podem ser feitas pelo site. As provas acontecem no dia 2 de outubro nas cidades de Curitiba, Maringá e Cascavel.
No teste, os candidatos deverão responder a 60 questões objetivas de Português, Matemática, Legislação de Trânsito, Legislação de IPVA, Legislação de Despachante e Noções de Direito. O resultado sai em 20 dias e os aprovados participarão de um curso de capacitação, oferecido pelo órgão. Até agora, foram cerca de 1,1 mil inscritos.
A profissão de despachante é autônoma e existe para facilitar o trabalho das pessoas que precisam dos serviços do Detran. O despachante poupa o tempo dos usuários, encaminhando papéis e resolvendo problemas de ordem burocrática. Apesar do Detran disponibilizar uma tabela de preços, cada despachante cobra um valor, dependendo do serviço prestado.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião