Telêmaco Borba O ministro da Previdência, Nelson Machado, deu fim à especulação sobre a extensão do prazo para o recadastramento de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Durante a inauguração das novas instalações da agência de Telêmaco Borba (a 235 quilômetros de Curitiba), o ministro confirmou as datas previstas para a atualização. Com o Censo Previdenciário o ministério pretende regularizar a situação de 2,5 milhões de benefícios.
Ontem foi divulgado o edital com os recadastramentos da primeira fase (benefícios concedidos até 1983).
Dos 480 mil recenseados na primeira etapa, 141.372 terão o pagamento suspenso a partir do próximo mês. "Isso não quer dizer que o pagamento será encerrado. A pessoa que não se recadastrou e tiver o beneficio suspenso, ainda poderá regularizar sua situação nas agências do INSS", afirmou o ministro. Segundo Machado, os segurados que não atualizaram os dados na primeira fase serão avisados por carta registrada.
Etapas
Em março e abril encerra-se o prazo para os benefícios concedidos após 1983. Devido ao grande número de beneficiários, essa etapa foi dividida em duas. Um primeiro grupo começou a ser recadastrado em novembro e segue até março.
A suspensão do beneficio nessa etapa para quem não regularizou a situação será em maio. Já para o segundo grupo, o censo iniciou em dezembro e tem prazo final em abril. Os benefícios em situação irregular já não serão pagos em junho.
Como fazer
Para saber a qual grupo pertence, o beneficiário deve acessar o site da Previdência (www.previdencia.gov.br) e consultar seu número de beneficio ou pedir informações na sua agência bancária.
Para se recadastrar, os beneficiários que participam do Censo Previdenciário devem comparecer aos bancos e entregar o formulário preenchido junto com os documentos exigidos.