Usuários do Instagram, que desejam seguir a atriz, recebem um alerta de notícias falsas| Foto: Reprodução
Ouça este conteúdo

O Instagram categorizou o perfil da atriz e ex-secretária de Cultura Regina Duarte como "disseminador de desinformação". Com isso, a plataforma começou a mostrar um alerta para os internautas que desejam seguir o perfil afirmando que a página não seria confiável.

CARREGANDO :)

"Tem certeza que deseja seguir reginaduarte? Esta conta publicou repetidamente informações falsas que foram analisadas por verificadores de fatos independentes ou que eram contra nossas Diretrizes da Comunidade", diz o Instagram.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram  

Publicidade

A ex-secretária especial de Cultura do governo de Jair Bolsonaro (PL) tem publicado em sua rede social críticas à Lula (PT) e ao governo petista, além de compartilhar diversas notícias políticas. Recentemente, uma publicação dela foi bloqueada pelo Instagram por ser considerada uma notícia falsa.

A assessoria do Instagram informou que não é a primeira vez que o aviso aparece aos seguidores da atriz porque, segundo os critérios das empresas contratadas para checar dados, a atriz já teria publicado notícias falsas. A plataforma, no entanto, não informou quais seriam as supostas mentiras veiculadas pela atriz. A rede social afirmou que é utilizado tecnologia e “feedback da nossa comunidade para identificar publicações e contas que possam conter informação falsa no Instagram”.

Em 2021, a atriz pediu desculpa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua família por ter postado informação falsa sobre a ex-primeira dama Marisa Letícia Lula da Silva (1950-2017). Procurada, Regina Duarte não respondeu aos chamados da reportagem para comentar a nova punição da rede social.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]