O regimento interno da Câmara Municipal de Curitiba impede que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a questão da segurança pública em relação às invasões em Curitiba seja instalada. Isso porque, o regimento prevê no máximo a instalação de três comissões e a das invasões extrapolaria este número - é a quarta na fila.

CARREGANDO :)

A instalação da Comissão Especial de Inquérito para investigar as invasões em Curitiba depende de outras três propostas já protocoladas anteriormente na Câmara Municipal da cidade.

A proposta da CPI das invasões foi protocolada na última quarta-feira, com o apoio unânime dos parlamentares, mas a instalação dela esbarra no regimento iterno.

Publicidade

Desde 2005, estão esperando na fila as comissões de investigação do programa Fome Zero em Curitiba, do sistema de fornecimento de água, pela Sanepar, e sobre a instalação de radares.

O vereador que apresentou o requerimento, Tico Kuzma (PPS), vai se reunir com os líderes dos partidos na segunda-feira para ver se consegue retirar algum dos pedidos de comissões para viabilizar a instalação da CPI das invasões.

Kuzma ainda questiona porquê nem todas as decisões de reintegrações de posse estão sendo cumpridas pela secretaria de Segurança. A Comissão de Inquérito tem até 15 dias de sua instalação para determinar o prazo de atuação de suas diligências. Os trabalhos tem que ser finalizados até 90 dias.

Veja também
  • PM cumpre reintegração de posse no terreno do Campo Comprido
  • Justiça concede liminar e invasores do terreno no Campo Comprido devem sair nesta quinta
  • Onda de ocupações irregulares preocupa autoridades de Curitiba