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Rio de Janeiro

Instituto lança edital para concessão e modernização do trem do Corcovado

Foi publicado nesta semana no "Diário Oficial da União" o aviso de licitação para a concessão do trem do Corcovado, que leva ao ponto turístico mais visitado do Brasil, o Cristo Redentor, no Rio. A estrada de ferro do Corcovado foi inaugurada em 1884 e liga o bairro do Cosme Velho ao alto do morro. No ano passado, o local recebeu 2,3 milhões de visitantes, sendo 923 mil pelo trem.

Responsável pelo processo de concessão, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) tem expectativa de arrecadar R$ 20 milhões por ano com o serviço. A licitação está marcada para o dia 20 de outubro, com previsão de investimento de R$ 96 milhões, e o edital pode ser baixado no site do instituto.

De acordo com o texto do edital, a licitação é para "ampliação, modernização, manutenção e exploração de serviço de transporte ferroviário de passageiro na estrada de ferro do Corcovado no trecho entre Cosme Velho e o Corcovado, na Floresta Nacional da Tijuca" e tem finalidade turística, histórica e cultural.O chefe do parque nacional da Tijuca, Ernesto Viveiros de Castro, disse que o contrato de arrendamento era feito diretamente com a Secretaria de Patrimônio da União e, recentemente, passou para o instituto, que é responsável pelos parques nacionais.

Os trens do Corcovado são operados pela concessionária Esfeco desde 1979. "Os atuais são de 1979. Estão bem conservados, dentro do possível, porque o trem é um veículo que tem longa duração, mas eles estão no final da vida útil do fabricante", explicou ele.

De acordo com Viveiros, a concessão visa a melhorar a qualidade do serviço e integrar o trem ao parque, para fazer o visitante entender que está dentro de uma área de conservação. "Tem uma série de cuidados que a gente vai incorporar, como a questão da poluição sonora, o monitoramento do impacto sobre a fauna e a flora, as informações sobre a conservação da área, os aspectos de educação e sensibilização ambiental".

O edital prevê a aquisição de novos trens e reforma de todas as estações, com modernização do sistema operacional, da rede elétrica e dos espaços para o visitante, além de implantação de sinalização, atendimento bilíngue e exposição sobre a história da ferrovia e do parque. Está prevista a integração com o espaço Paineiras, centro de visitantes que está sendo construído no antigo Hotel das Paineiras, com previsão de ficar pronto em 2016, e com o novo sistema de bondes de Santa Teresa, na estação Silvestre, com inauguração prevista para 2015.

Será implantada ainda a coleta seletiva de lixo com destinação social e está prevista a contratação de funcionários que morem nas comunidades do entorno, com a criação de programas de capacitação de mão de obra para atuação no turismo. O novo operador terá que cuidar também das trilhas e acessos de pedestres ao Corcovado, além de construir uma nova trilha entre a estação Paineiras e o Corcovado.

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