A Urbs decidiu retomar a utilização de guias carimbadas para permitir a integração temporal entre o terminal Capão Raso e o Shopping Popular. A medida foi tomada para possibilitar que moradores de cidades da Região Metropolitana de Curitiba, que agora não utilizam mais o cartão transporte da Urbs, mas sim o metropolitano, também possam se beneficiar da integração temporal e não precisem pagar uma nova passagem para retornar ao terminal de ônibus dentro do determinado prazo.
Como funciona
- Para ter direito à integração temporal entre terminal e Rua da Cidadania (ou Shopping Popular), é preciso ter o cartão-transporte emitido pela Urbs. No caso de usuários do cartão metropolitano, é possível fazer a integração utilizando o passe de papel, mas somente no terminal Capão Raso e Shopping Popular.
- A integração com a Rua da Cidadania ou Shopping Popular deve ser feita dentro de uma hora a partir do momento em que o cartão foi utilizado em um terminal, ônibus ou estação tubo. Ou seja, cada crédito utilizado no sistema de Curitiba dá direito, dentro de uma hora, a uma integração com a respectiva Rua da Cidadania.
- Quando passar o cartão no validador de integração do terminal, o usuário terá dez minutos para revalidar o cartão na respectiva Rua da Cidadania ou Shopping Popular.
- O sistema não aceita cartão avulso ou de outros sistemas de transporte. Usuários do sistema metropolitano, por exemplo, podem fazer essa integração desde que tenham cartão da Urbs e o utilizem no mínimo uma hora antes em um terminal, ônibus ou estação do sistema urbano de Curitiba.
- Em caso de bloqueio do cartão – o que pode ocorrer por falta de utilização do cartão, o usuário pode procurar a Urbs, na Rodoviária ou nas Ruas da Cidadania, para desbloquear.
- O serviço de integração temporal entre os terminais Pinheirinho, Carmo, Santa Felicidade e Fazendinha com as Ruas da Cidadania funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. A integração do Terminal Capão Raso com o Shopping Popular funciona de segunda a sábado das 9h às 21h15.
As guias carimbadas, no entanto, serão reimplantadas somente no terminal Capão Raso, nos demais – Pinheirinho, Carmo, Santa Felicidade e Fazendinha – a integração com as respectivas Ruas da Cidadania só é possível via cartão-transporte.
De acordo com a Urbs, para garantir a segurança do sistema, os usuários que utilizarem o passe de integração deverão informar o CPF para o preenchimento da guia, que também registrará a hora de saída do terminal. Passageiros que possuam cartão-transporte da Urbs não poderão utilizar o passe de papel.
O cidadão deverá ainda carimbar a guia nos estabelecimentos do Shopping Popular pelos quais tenha passado e reapresentá-la na entrada do terminal em até duas horas. Se não retornar ao terminal dentro do prazo, o usuário tem de pagar uma nova passagem.
Fim da guia de papel reduziu número de integrações
A implantação do sistema de integração via cartão-transporte visa coibir fraudes e a consequente evasão de receita – com a guia de papel, de controle mais frouxo, muitos usuários não respeitavam o prazo da integração e mesmo assim retornavam aos terminais sem pagar nova passagem.
Além disso, segundo a Urbs, o uso do cartão agiliza a circulação dos passageiros, que antes precisavam enfrentar filas para preencher a guia.
Desde que a integração via cartão-transporte foi implantada, o número de integrações caiu significativamente. Conforme dados da Urbs, entre janeiro e abril de 2015, quando todos os terminais ainda utilizavam o passe de papel, foram registradas 321 mil integrações. No mesmo período em 2016, quando o sistema eletrônico já havia sido inaugurado, foram 67 mil integrações.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora