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Professores da rede municipal de Castro tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido com o jornal na Escola Municipal Paulo Freire, no bairro do Sítio Cercado, em Curitiba, em 26 de abril. Por meio do projeto de incentivo à leitura Ler e Pensar, o encontro já ocorre em sua segunda edição.

A ideia surgiu no ano passado, na Secretaria Municipal de Educação do Município de Castro. As escolas da rede são apadrinhadas pela CCR Rodonorte. “Queríamos aproveitar a visita anual que realizamos à redação da Gazeta do Povo para conhecer de fato como o projeto acontece em Curitiba. O objetivo é despertar motivação e criatividade nos professores que entram pela primeira vez do Ler e Pensar. E como ficamos sabendo que a Sônia havia sido eleita Madrinha do projeto em 2015, encontramos a oportunidade perfeita”, conta Rejane de Paula Nocera, superintendente de programas e projetos escolares da Secretaria.

Quando os cerca de 30 professores chegaram à escola, Sônia Maria Alves Domingues estava vestida com trajes típicos paranaenses. Ao longo do dia, trocou a fantasia algumas vezes em nome do tema do projeto em 2016: Nossa terra, nossa gente – olhares sobre o Paraná. Sônia leciona há 20 anos e usa a Gazeta do Povo em sala de aula há 16. Como madrinha, é referência e inspiração para professores iniciantes, transmitindo dicas e orientações sobre o uso do jornal como recurso pedagógico.

A escola também estava pronta para o acolhimento: houve apresentação de música, contação de lendas, conversa sobre natureza regional e arquitetura Curitibana. “O imaginário popular dos paranaenses é muito rico, cheio de histórias dos mais diversos gêneros: para assustar, para impressionar, com fundo romântico ou sobrenatural, nascidas no campo ou entre os indígenas. E o uso do jornal só enriquece o estudo de tantos assuntos. O jornal é transdisciplinar”, acrescenta a professora. Os estudantes – que também participam do projeto “Jornal Eletrônico Extra Extra!” – estavam eufóricos com tanta informação.

“O intercâmbio foi muito bem sucedido. Os professores voltam cheios de ideias. Hoje mesmo presenciei uma atividade em uma escola na qual os alunos deveriam transformar uma notícia ruim em uma notícia boa. Não é fantástico? Agora, o próximo passo é trazer os professores da rede de Curitiba para conhecer o trabalho que realizamos em Castro. Estamos amadurecendo a ideia e preparando alguns materiais para a ocasião”, conta Rejane.

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