Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
UPS

Interior do Paraná terá UPS ainda em 2012

A expansão do programa Unidade Paraná Seguro (UPS) para o interior do estado irá ocorrer ainda neste ano. A confirmação foi feita pelo governador Beto Richa, durante a solenidade de instalação oficial da UPS Vila Sandra, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Até então, o cronograma do governo previa a implantação de postos permanentes da polícia em cidades do interior apenas em 2013. E as primeiras cidades que irão receber UPSs já foram escolhidas: Cascavel, no Oeste do estado, e Londrina, na Região Norte. Richa disse ainda que Foz do Iguaçu, no extremo Oeste paranaense, será agraciada com uma unidade já no início do ano que vem.

"As UPSs têm demonstrado êxito. Logicamente que vêm acompanhadas da necessidade de mais efetivo, de mais viaturas, de mais estrutura e de equipamentos para que os objetivos sejam plenamente atingidos", declarou o governador à Agência Estadual de Notícias. Para isso, o governo já nomeou 3.120 novos policiais e anunciou concurso público para mais 5.664 policiais militares, policiais civis e bombeiros. Está prevista ainda a compra de 1.300 viaturas com tecnologia embarcada.

Richa também confirmou os bairros de Curitiba que irão receber novas UPSs até o fim do ano -- Tatuquara e Cajuru -- completando as dez unidades inicialmente previstas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). Não foram informadas as datas da operação de ocupação.

As escolhas do Tatuquara e do Cajuru não foram por acaso. Os bairros têm um alto número de homicídios. Segundo as estatísticas oficiais do mapa da violência da Sesp, o Tatuquara registrou 27 assassinatos no primeiro semestre deste ano, tendo ficado em terceiro lugar no ranking de homicídios da capital. Já o Cajuru vem logo atrás, com 17 mortes. A CIC, com 52 assassinatos, lidera essa lista.

O anúncio das novas UPSs ocorre na mesma semana em que o governo promoveu uma troca na segurança pública do Paraná, com a entrada de Cid Vasques no comando da Sesp em substituição a Reinaldo de Almeida César.

Vila Sandra

A quinta UPS da CIC e oitava da capital vai contar com 30 policiais fixos especializados em policiamento comunitário. Os soldados terão como base o antigo posto da Guarda Municipal, que está desativado há dois anos e deve passar por uma reforma. Ocupada na última segunda-feira, a Vila Sandra fica na região norte da CIC.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.