A expansão do programa Unidade Paraná Seguro (UPS) para o interior do estado irá ocorrer ainda neste ano. A confirmação foi feita pelo governador Beto Richa, durante a solenidade de instalação oficial da UPS Vila Sandra, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Até então, o cronograma do governo previa a implantação de postos permanentes da polícia em cidades do interior apenas em 2013. E as primeiras cidades que irão receber UPSs já foram escolhidas: Cascavel, no Oeste do estado, e Londrina, na Região Norte. Richa disse ainda que Foz do Iguaçu, no extremo Oeste paranaense, será agraciada com uma unidade já no início do ano que vem.

CARREGANDO :)

"As UPSs têm demonstrado êxito. Logicamente que vêm acompanhadas da necessidade de mais efetivo, de mais viaturas, de mais estrutura e de equipamentos para que os objetivos sejam plenamente atingidos", declarou o governador à Agência Estadual de Notícias. Para isso, o governo já nomeou 3.120 novos policiais e anunciou concurso público para mais 5.664 policiais militares, policiais civis e bombeiros. Está prevista ainda a compra de 1.300 viaturas com tecnologia embarcada.

Richa também confirmou os bairros de Curitiba que irão receber novas UPSs até o fim do ano -- Tatuquara e Cajuru -- completando as dez unidades inicialmente previstas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). Não foram informadas as datas da operação de ocupação.

Publicidade

As escolhas do Tatuquara e do Cajuru não foram por acaso. Os bairros têm um alto número de homicídios. Segundo as estatísticas oficiais do mapa da violência da Sesp, o Tatuquara registrou 27 assassinatos no primeiro semestre deste ano, tendo ficado em terceiro lugar no ranking de homicídios da capital. Já o Cajuru vem logo atrás, com 17 mortes. A CIC, com 52 assassinatos, lidera essa lista.

O anúncio das novas UPSs ocorre na mesma semana em que o governo promoveu uma troca na segurança pública do Paraná, com a entrada de Cid Vasques no comando da Sesp em substituição a Reinaldo de Almeida César.

Vila Sandra

A quinta UPS da CIC e oitava da capital vai contar com 30 policiais fixos especializados em policiamento comunitário. Os soldados terão como base o antigo posto da Guarda Municipal, que está desativado há dois anos e deve passar por uma reforma. Ocupada na última segunda-feira, a Vila Sandra fica na região norte da CIC.

Publicidade