O carnaval no interior do Paraná é modesto, mas garante animação a qualquer folião. A programação de rua em Ponta Grossa, por exemplo, vai de sábado a segunda-feira na Avenida Vicente Machado e no Parque Ambiental. As três escolas de samba vão desfilar para disputar o primeiro lugar, que rende troféu e R$ 3 mil.
Ainda nos Campos Gerais, ocorre o carnaval de Tibagi, que é tido como um dos principais do interior. Nele, além de bailes populares, há desfile de escolas de samba na noite de domingo.
Nas demais cidades, não há escolas de samba. Maringá, no Noroeste, terá apenas bailes de rua organizados pela prefeitura. O projeto "Samba na Praça" será apresentado em seis bairros e em dois distritos. Serão dois bailes por dia entre sábado e terça, das 20 às 23 horas. Para animar a folia, máscaras, confetes e serpentinas serão distribuídos durante o festejo.
Haverá duas apresentações do Bloco Bafo Quente, no domingo e na terça, a partir das 19 horas, no Zerão e na Praça Nishinomiya. A entrada é franca.
O carnaval em Foz do Iguaçu, no Oeste, terá desfile de blocos, o concurso Menina Veneno e shows de bandas e o resgate do Carnaval da Saudade, com marchinhas. O palco será na Avenida Duque de Caxias e na Rua Marechal Deodoro. Haverá uma apresentação da escola de samba de São Paulo Tom Maior na segunda, na Duque de Caxias. A festa prossegue até terça, com show de Michel Teló. Para encerrar a festa, a Provopar promove a tradicional Canja do Galo Inácio no restaurante City Bier (Rua Quintino Bocaiúva, 1.088). Os potes de 500 ml custarão R$ 3.
Litoral
Em Matinhos, no Litoral, a festa começa amanhã, com encontro de blocos de carnaval entre as 20 e meia-noite na Avenida Atlântica com repeteco na terça. No domingo, tem show da Caiobanda, saindo às 20 horas do Iate Clube de desfilando pela Praia Mansa. No mesmo dia, um trio elétrico passa pela Atlântica. Na segunda, o bloco Garibaldis e Sacis anima os foliões das 17 às 19h30 na Rua Andirá. No mesmo local, das 20 às 22h30, quem se apresenta é a Banda de Bonecos.
Colaboraram Gesli Franco, Antoniele Luciano e Gisele Eberspächer, especial para Gazeta do Povo
Abre e fecha