A justiça acusa Thanakorn Siripaiboon, um operário de 27 anos, por causa de um comentário em que satiriza a cachorro do rei no Facebook, informou a advogada Pawinee Chumsri, da Thai Lawyers for Human Rights, uma ONG dedicada a casos sensíveis. O tribunal militar de Bangcoc se negou a fazer comentários.
O acusado, além de mexer com a mascote real, também publicou um gráfico que explica as ramificações de um caso de corrupção muito incômodo para a junta no poder. A família real tailandesa é protegida por uma das leis de lesa majestade mais repressivas do mundo, e a junta militar no poder desde o golpe de 2014 a aplica de forma extensiva.
Qualquer pessoa que ofensa o rei Bhumibol Adulyadej, de 88 anos, apresentado como um semideus, a rainha, herdeiro ou regente pode pegar uma pena de 15 anos de prisão.
A cachorro do rei, Tongdaeng, está investida de um, poder altamente simbólico: o monarca usa o animal, elogicado por sua lealdade e obediência, para explicar como seus súditos devem se comportar.