• Carregando...

Um dos principais teóricos mundiais da área de internet esteve ontem em Curitiba, onde fez uma palestra para cerca de 200 estudantes, professores e profissionais de saúde pública de todo o país. A participação do filósofo francês Pierre Lévy (foto), professor da Universidade de Ottawa, Canadá, foi um dos destaques do segundo dia do 7.º Congresso Nacional da Rede Unida (movimento em prol do desenvolvimento de profissionais de saúde e aperfeiçoamento das políticas públicas relativas à área), que encerra hoje, no UnicenP.

Em uma palestra em que pouco falou sobre aplicação prática do uso da rede mundial de computadores na área de saúde, Lévy destacou os principais limites enfrentados no acesso a bancos de dados virtuais e o estudo que vem sendo desenvolvido para tornar a busca mais ampla. Segundo ele, saúde e educação caminham juntas, por isso a importância de uma disseminação cada vez maior e aprofundada de informações.

"Atualmente, as ferramentas de busca levam em consideração as palavras como uma simples seqüência de caracteres. Existe um esforço para que sejam criados sistemas de códigos que permitam a busca pela distância semântica das palavras, para que a busca seja feita pelo conceito que a palavra representa, o que permitiria a obtenção de informações em vários idiomas", afirma, sem previsão de implantação do novo sistema. No total, 2.464 pessoas se inscreveram para Congresso Nacional da Rede Unida, que conta com diversas conferências e painéis simultâneos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]