Assim como o jogo de futebol tem seus 45 minutos iniciais separados do tempo final por um período de descanso, as principais obras de Curitiba ficam esperando 2010 para entrar novamente em campo. Este será o ano do intervalo para a infraestrutura e o planejamento urbano da capital. A primeira fase da Linha Verde, inicialmente programada para estar pronta em outubro de 2008, será entregue nos acréscimos, em março de 2009. A primeira parte da Linha Verde se estende por 9,4 quilômetros e vai do Pinheirinho até o Jardim Botânico. A segunda parte, a chamada Linha Norte, que irá do Jardim Botânico até o Atuba deve ser licitada apenas no segundo semestre deste ano. A construção das seis estações (Jardim Botânico, Tarumã, Vila Olímpica, Fagundes Varela, Solar e Atuba) em um trecho de 7,5 Km fica para 2010.
O curitibano também só deve começar a ver obras do metrô em 2010. "Para 2009, devemos ter definições de financiamento e parceiros com a PPPs", explica o presidente do IPPUC, Augusto Canto Neto.
Com os dois grandes projetos estruturais da cidade ainda no papel, ganham destaque algumas obras pontuais. Em 2009, deve ser construído um novo terminal de ônibus na cidade: o CIC/Sul, que irá receber linhas que atualmente passam pelo Capão Raso e Pinheirinho como o Jardim Ludovica, Jardim da Ordem e Pompéia. Também estão previstas obras de revitalização do Terminal do Capão da Imbuia.
Paraná
No âmbito estadual, também devem ser anunciadas novidades. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU) deve licitar e iniciar a construção de 200 parques municipais em 2009. "São obras que vão representar ganhos urbanísticos e ambientais para os municípios", explica o secretário Luiz Forte Netto. A secretaria também planeja comprar 1,4 mil ônibus escolares até o fim do ano que vem. Os ônibus serão repassados aos municípios paranaenses.
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