Presidente Dilma sobrevoou neste sábado áreas atingidas pelas cheias e anunciou liberação de recursos| Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A série de inundações e deslizamentos de terra deixou 2.965 pessoas desabrigadas ou desalojadas em cidades de São Paulo. O balanço foi divulgado pelo governo estadual neste sábado (12). Além disso, cinco pessoas estão desaparecidas em Mairiporã.

CARREGANDO :)

Há desabrigados – quando a pessoa não tem para onde ir e depende do poder público – em oito municípios: Atibaia (700), Cabreúva (15), Caieiras (10), Cajamar (128), Franco da Rocha (38), Francisco Morato (30), Mairiporã (25) e São Roque (5).

O número de desalojados – a pessoa fica na casa de parentes e amigos – é maior. Ao todo, há 2.014. Os dados se referem a Caieiras (90), Cajamar (16), Franco da Rocha (420), Francisco Morato (520), Itupeva (600), Mairiporã (216) e Santa Isabel (120).

Publicidade

Buscas

O Corpo de Bombeiros mantinha as procuras por cinco pessoas que ficaram soterradas após um deslizamento de terra no Parque Náutico, em Mairiporã. Entre elas há duas irmãs; uma de 10 meses e outra de 12 anos, um adolescente de 17, uma mulher de 28 anos e uma idosa de 73.

Até o momento, foram confirmadas 20 mortes no estado, a maioria delas em Francisco Morato (oito) e Mairiporã (cinco). Outras 19 pessoas sofreram ferimentos.

Neste sábado (12), a presidente Dilma Rousseff sobrevoou áreas atingidas pelas cheias. Após ver os estragos, ela anunciou a liberação de recursos para prefeituras. “A partir do reconhecimento do estado de emergência, liberamos um cartão para o prefeito fazer os pagamentos menores, mediante comprovação.”

Entre as cidades visitadas pela petista estava Francisco Morato. Lá, moradores relatam que se sentem inseguros depois do temporal e planejam se mudar.

Publicidade