Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Questão agrária

Invasores encapuzados em São Paulo

Pontal do Paranapanema (SP) – O proprietário da Fazenda Santa Tereza, no Pontal do Paranapanema (SP), invadida ontem, acusou militantes do MST de terem invadido as casas de funcionários portando armas e de terem furtado bens e alimentos. "Eles entraram nas casas encapuzados. Fizeram revistas e levaram tudo o que era de valor, como aparelhos eletrônicos e alimentos. Meu pessoal foi surpreendido dentro de casa ou tirando leite e está até agora assustado" O saque se repetiu, segundo ele, na casa-sede. "Reviraram tudo, alegando que nós tínhamos armas, mas quem tinha armas eram eles."

Os sem-terra usaram um trator da própria fazenda para bloquear a porteira. A Santa Tereza tem 1.368 hectares e está sendo negociada com o Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp). O órgão busca áreas na região para transformar em assentamentos. "Acho estranho que minha propriedade tenha sido invadida dois dias depois que eu fechei um acordo com o Itesp para a venda", disse Macedo.

Ele denunciou a invasão e os furtos à polícia. Uma guarnição da Polícia Militar esteve no local, mas foi impedida de entrar na fazenda. "Eles se negaram a remover o trator e não pudemos entrar", contou um sargento. Macedo informou que amanhã dará entrada no Fórum local a um pedido de reintegração de posse. A reportagem tentou contato com as lideranças regionais do MST, mas os celulares estavam desligados.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.