A seqüência de dias frios da última semana, quando foram registradas temperaturas negativas, assustou os paranaenses. Nos últimos três anos, de acordo com o meteorologista Lizandro Oliveira Jacobsen, a reação é justificável. Os invernos no Paraná tiveram temperaturas acima da média para a estação mais fria do ano, mas não houve tanto frio num período longo de dias.
"Tiveram dias frios, mas intercalados com dias quentes. Fazia algum tempo que uma seqüência de dias com baixas temperaturas não acontecia no Paraná. No ano de 2000, o inverno foi bem rigoroso, com geadas fortes em todo o estado. Desde aquele ano o Paraná não passava por um inverno tão frio", explicou Jacobsen.
Neste ano, de acordo com o meteorologista, as temperaturas baixas foram registradas antes mesmo do inverno, que começou no dia 21 de junho. "No final de abril e em maio houve bastante frio. O dia 30 de maio foi o mais frio do ano", afirmou Jacobsen. Neste dia, Palmas (Sul) registrou -3,4ºC, temperatura que se repetiu na última quinta-feira (26).
Também no dia 30 de maio, a temperatura mínima em Curitiba ficou em 0,1ºC. Apesar das baixas temperaturas, que os paranaenses já haviam até se desacostumado, o inverno deste ano é típico do estado. "As temperaturas estão dentro da média de inverno no Paraná", definiu Jacobsen.
Como fica a terça-feira
As temperaturas mínimas têm um acréscimo de 2 a 3ºC nesta terça-feira (31), em razão do afastamento da massa de ar frio, mas a sensação de frio ainda permanece para os moradores de todas as regiões durante a manhã. A grande quantidade de umidade presente no ar aumenta a nebulosidade na região Leste do estado.
Segundo o Simepar, no Litoral, em Curitiba e em Ponta Grossa (Campos Gerais), ocorrem chuviscos durante a manhã desta terça-feira. Durante a tarde, o tempo permanece nublado e o Sol não aparece nestas cidades. Em Curitiba, as temperaturas variam entre 7ºC e 17ºC. No Litoral, a mínima será de 12ºC e a máxima não passa dos 23ºC.
Palmas, no Sul do estado, teve a temperatura mais baixa do dia, 6ºC. A máxima vai chegar aos 17ºC na cidade. No Norte e no Noroeste, o Sol aparece entre nuvens e as temperaturas ficam mais elevadas. Em Londrina, a variação térmica será entre 10ºC e 22ºC.
Na cidade de Maringá, os moradores terão mínima de 12ºC e máxima de 24ºC. Em Foz do Iguaçu, no Oeste, o termômetro também chega aos 24ºC. Segundo o Simepar, na quarta-feira (1º) são previstas chuvas fracas nas regiões Central, Sul, Sudoeste e Oeste do estado.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora