O inverno de 2016 no Paraná foi o mais frio dos últimos anos e termina nesta quinta-feira (22). Mais precisamente às 11h21 já é primavera, estação que entra com tempo estável em todo o estado. Apesar da nebulosidade que cobre Curitiba e toda a faixa Leste, ao longo do dia o sol aparece e a massa de ar frio perde intensidade, segundo o Simepar. No Centro-Sul, a despedida da estação também amanheceu com clima sob suspeição, mas ao longo do dia os termômetros já alcançam 24° C.
Nas cidades do Norte, a situação é inversa. Não há nebulosidade representativa e o clima chega a 30° C em Guaíra, Paranavaí e Maringá. Todos os municípios da faixa Oeste, na divisa com o Paraguai e Mato Grosso do Sul, também terão uma quinta-feira (22) de calor.
Na sexta-feira (23), uma nova frente fria começa a se formar sobre o Oceano Atlântico, próximo ao Litoral do Rio Grande do Sul. Segundo o Simepar, esse sistema vai se deslocar muito lentamente e longe da costa paranaense, e não influencia nas condições do tempo no estado - por enquanto. As máximas e mínimas seguem o padrão de quarta e quinta-feira, com relativa nebulosidade e chuvisco nas regiões de serra e na capital e Região Metropolitana, e calor mais intenso em todo o interior.
Em Curitiba, a temperatura fica entre 9° e 26° C. Em Apucarana, entre 16° C e 30° C. Em Francisco Beltrão, entre 7° C e 25° C. Os maiores valores devem ser registrados novamente no Norte Pioneiro, com temperaturas entre 34° C e 35° C. Não deve chover em nenhum setor do estado.
Chuva no primeiro final de semana
No entanto, o primeiro final de semana da primavera será de tempo meloso. A circulação dos ventos e a passagem dessa massa de ar frio sobre o mar provoca chuvas leves em Curitiba já no sábado (24). A faixa atingida por precipitações vai de Paranaguá a Laranjeiras do Sul. “As chuvas não serão significativas e acometem mais o Leste. No domingo, essa área aumenta, mas mesmo assim não haverá queda de temperatura”, afirma o meteorologista Tarcísio Valentim da Costa, do Simepar.
No domingo (25), a chuva continua na faixa Leste-Sul e alcança o Norte, com precipitações até os municípios em torno de Apucarana. As temperaturas também caem, com máximas de 20° C na capital, 21° C em Ponta Grossa e 18° C em União da Vitória.
Expectativa para a primavera
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o trimestre outubro-novembro-dezembro indica uma variabilidade de chuvas no Paraná. No Noroeste e em parte do Norte, as cidades devem receber precipitações abaixo da média, enquanto no Leste e em parte do Sudeste as chuvas devem variar acima da faixa normal.
A estação também deve ser mais fria que o habitual. O portal Climatempo indica que o fenômeno La Niña, resfriamento das águas do Pacífico, pode segurar o aumento da temperatura durante a primavera.
De acordo com o boletim da estação do Simepar, elevam-se também as ocorrências de tempestades com raios ao longo dos próximos meses. As massas de ar frio ainda podem perambular pelos estados do Sul ao longo dos próximos dias, mas não persistem após outubro e já são bem menos intensas.