• Carregando...
Times de empresário |
Times de empresário| Foto:

O inverno começou oficialmente ontem, mas muita gente que estava nas ruas de Curitiba nem percebeu o início da nova estação. O tempo estava seco e os termômetros indicavam temperaturas mais elevadas, comuns a outras estações – a máxima na capital foi de 24,1 ºC.

O resumo do primeiro dia do inverno deve se refletir nos próximos três meses no Paraná. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a temperatura média do inverno fique até dois graus acima das registradas nos últimos 30 anos.

Julho deve ser o mês mais frio deste inverno no Paraná e o tempo deve começar a ficar mais quente na segunda metade de agosto. O meteorologista Flávio Varone, do Inmet, conta que a alta da temperatura para o final do inverno tem uma explicação: o fenômeno La Niña. "É o resfriamento anormal da água do oceano equatorial que tende a trazer tempo mais seco e temperaturas mais altas para o Sul", diz Varone. Já com relação ao calor que tem feito nos últimos dias, o meteorologista Fernando Mendonça Mendes, do Instituto Tecnológico Simepar, explica que é reflexo de "um bloqueio que não permite o avanço de massas de ar frio".

O La Niña ainda deve ser responsável por um inverno mais seco, com chuva abaixo das médias. "Normalmente, o inverno já é uma estação em que chove menos. E neste ano deve chover um pouco abaixo da média, o que pode acarretar em alguns períodos de estiagem", afirma Mendes.

Enquanto o frio não chega, teve gente que saiu de casa ontem sem se preocupar com agasalhos. "Parece que estamos no verão. Do jeito que está parece que não vai esfriar muito", diz o motorista Leonardo Monegaglia Neto, que usava uma regata e dava água gelada para o filho de 4 anos. "Tem de usar roupa leve enquanto dá, porque daqui a pouco o inverno deve ser bem rigoroso", avalia a estudante Kaoane Pilar de Lima.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]