24,5 mil ônibus circulam todos os dias pela rodoferroviária de Curitiba. Em temporadas, o fluxo chega a 30 mil.

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O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacio­­nal (Iphan) aprovou ontem o projeto arquitetônico de requalificação da Rodoferroviária de Curitiba. O acordo – firmado dois anos após um impasse junto ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) da capital – foi intermediado pelo Ministério Público Federal (MPF).

O acordo prevê que o Ippuc apresente à Caixa Eco­­nômica Federal, até o dia 7 de junho, o layout das readequações necessárias para que sejam concluídas as obras da rodoferroviária. A intenção deste projeto é melhorar o fluxo viário das avenidas Silva Jardim e Affonso Camargo, que são intransitáveis em vésperas de feriados, em razão dos ônibus extras, sem que a estrutura da estação ferroviária sofra alterações.

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Faixa para ônibus

Durante a reunião de ontem, o Iphan também permitiu a implantação de uma faixa exclusiva para uso de ônibus, com acesso à rodoferroviária, no terreno onde está situada a garagem de automotrizes, a partir da interseção da Avenida Silva Jardim com o Viaduto do Colorado e Avenida Mariano Torres.

A Caixa Econômica Federal deverá emitir parecer, até o dia 14 de junho, sobre a nova proposta apresentada pelo Ippuc, e encaminhá-la, em seguida, ao Ministério das Cidades. O MPF expedirá recomendação ao Ministério das Cidades para garantir a pronta análise da nova proposta formulada pelo Ippuc.