O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) está completando 40 anos. Nesta quarta-feira, a data foi comemorada com festa e a abertura de uma exposição sobre as atividades do instituto neste período. Porém, o órgão olha também para a frente e planeja a Curitiba do futuro.
"A cidade apresenta vários desafios na atualidade e estamos buscando as soluções para cada um deles", afirma o presidente do Ippuc, Clodualdo Pinheiro Júnior. As idéias para o futuro, os sucessos que já saíram das pranchetas do Ippuc e a Curitiba de antes de 1965 podem ser vistos em uma exposição inaugurada no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem.
"Hoje, as ocupações irregulares são um dos nossos desafios", descreve o presidente do Ippuc. A revitalização do Centro, a preservação do patrimônio, a integração com cidades da região metropolitana e novas possibilidades de crescimento também são áreas que merecem atenção dos urbanistas.
O Ippuc já trabalha com soluções para alguns desses desafios, como a criação de um distrito financeiro e um pólo tecnológico, o projeto Marco Zero (de recuperação do centro) e o Cinturão da Boa Vizinhança, uma rede de serviços públicos localizados perto das divisas entre Curitiba e as cidades vizinhas, que poderão ser usados pelos cidadãos dos dois municípios, aliviando a demanda sobre escolas e unidades de saúde.
Serviço: A exposição "Ippuc 40 Anos: uma história de planejamento urbano" pode ser visitada até 2 de abril, no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem. A entrada é gratuita.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora