O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) realiza um levantamento sobre as condições e a utilização das ciclovias da cidade para elaborar um novo plano para ampliação da rede. Curitiba conta hoje com 119,68 quilômetros de vias para bicicletas. "As ciclovias começaram a ser construídas há 25 anos e não tinham o foco o transporte, eram voltadas mais para a ligação dos parques da cidade", informa a chefe do setor de Mobilidade Urbana do Ippuc, Maria Aparecida de Miranda Gonçalves, que está coordenando o estudo.
O grande desafio do Ippuc é encontrar uma solução para essa nova demanda das ciclovias. As principais regiões em que se localizam o comércio, escritórios e fábricas são bairros já consolidados, quase totalmente ocupados e com as ruas estruturadas. Não há espaço disponível para construir ciclovias nas calçadas. Uma das opções é a criação de faixas preferenciais de bicicletas nas ruas. No entanto, essa solução esbarra em um problema difícil de ser resolvido a curto prazo: a falta de educação de trânsito.
"Os motoristas não estão preparados para ver os veículos menores, como motocicletas e bicicletas", diz a aspirante Michelle Giovanella, do setor de Comunicação Social do BPTran.
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