O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) divulgou ontem imagens do projeto da passagem subterrânea sob a avenida Cândido Hartmann, no Parque Barigui, em Curitiba. A ideia é fazer com que corredores, pedestres e ciclistas possam passear pelos dois lados do parque, dividido pela avenida, sem ter de cruzá-la. A obra está sendo realizada pelo consórcio J. Malucelli/Positivo, como contrapartida pela concessão do centro de eventos do parque. As escavações começaram no início de dezembro e a previsão é de que a passarela fique pronta em junho.
A passarela terá 6 metros de largura por 2,80 de comprimento, e será compartilhada entre praticantes de corrida, de caminhada, de ciclismo e de outras modalidades. Com isso, pedestres e ciclistas não terão de parar ao cruzar o parque, o que ajudará os atletas a manter o ritmo do exercício, tornará a passagem mais segura e facilitará o tráfego de carros. Além da pista de rolamento, haverá um espelho dágua (as "cascatas" das imagens) que, além do efeito decorativo, servirá também para dar vazão às águas da chuva.
O projeto prevê ainda alterações na Cândido Hartmann. O trânsito será reordenado para facilitar a entrada e saída dos carros de um dos estacionamentos do parque, com a construção de uma rótula. A localização dos pontos de ônibus que circulam na região também foram alterados, sendo colocados na esquina da rua Aloísio França.
Melhorias
Além da passarela sob a Cândido Hartmann, será contruída uma passarela de pedestres sobre a BR-277, entre o parque e o ParkShopping Barigui. A estrutura está sendo erguida em outro lugar e será montada no local em março. Uma terceira pista de corrida também será construída para que corredores, ciclistas e pedestres tenham espaços distintos. Haverá, também, obras de desassoreamento do Lago Barigui.
As mudanças também serão pagas pela J. Malucelli/Positivo e devem estar prontas em julho. O consórcio também já pagou R$ 500 mil e deve pagar mensalmente mais 5% do faturamento do empreendimento à prefeitura.