O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) vai ficar 3% mais caro em Curitiba em 2007. O porcentual segue a variação da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, que fechou os últimos 12 meses em 3,02%. "Não é um aumento real. Trata-se apenas de uma reposição da inflação", explica o secretário municipal de Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani. O reajuste de 3% valerá para 365 mil imóveis. Em outros 115 mil, os proprietários terão correção inferior a 3%, devido à desvalorização imobiliária. Já outros 7 mil imóveis, que tiveram sua área construída aumentada, vão pagar mais de 3%.
A taxa de coleta de lixo, que é lançada junto com o IPTU, também terá apenas a correção inflacionária de 3%, e será de R$ 151 para imóveis residenciais e R$ 259 para não-residenciais. O proprietário que optar pelo pagamento à vista, até o dia 12 de fevereiro, terá direito a um desconto de 5%, o porcentual mais baixo dos últimos quatro anos. Em 2004, o desconto era de 8,5%, em 2005 chegou a 20% e este ano baixou para 7%.
Bonificação
"Tentamos eqüilibrar os benefícios entre o pagamento único, com desconto, e o pagamento feito em 10 vezes. A bonificação de 5% é suficiente para incentivar os contribuintes que possam e queiram fazer o pagamento à vista, sem prejudicar a grande maioria dos contribuintes, que realizam seus pagamentos em parcelas mensais", afirma Sebastiani. Segundo ele, o desconto segue a inflação estimada para 2007, que deve ficar entre 3% e 4%. Em média, três entre 10 contribuintes aproveitam os descontos oferecidos e pagam o imposto em cota única.
Para o economista do Departamento Intersindical e de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) em Curitiba, Sandro Silva, o baixo porcentual de pagamentos feitos à vista se justifica: "A princípio não é interessante pagar em uma só vez. Pagando em 10 meses, o contribuinte perde 0,49% de desconto por mês. Mas isso é menos que o rendimento da poupança, que está em 0,65%."
Entrega
Os carnês do imposto serão distribuídos pelos Correios a partir de 2 de janeiro. A previsão é de que a entrega esteja concluída até 22 de janeiro. Quem não receber o carnê ou extraviá-lo, poderá retirar uma segunda via no prédio central da prefeitura, no Centro Cívico, nas Ruas da Cidadania e também pela internet (www.curitiba.pr.gov.br). Questionamentos e pedidos de impugnação dos valores do IPTU também poderão ser feitos até 12 de fevereiro.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião