• Carregando...

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) vai ficar 3% mais caro em Curitiba em 2007. O porcentual segue a variação da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, que fechou os últimos 12 meses em 3,02%. "Não é um aumento real. Trata-se apenas de uma reposição da inflação", explica o secretário municipal de Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani. O reajuste de 3% valerá para 365 mil imóveis. Em outros 115 mil, os proprietários terão correção inferior a 3%, devido à desvalorização imobiliária. Já outros 7 mil imóveis, que tiveram sua área construída aumentada, vão pagar mais de 3%.

A taxa de coleta de lixo, que é lançada junto com o IPTU, também terá apenas a correção inflacionária de 3%, e será de R$ 151 para imóveis residenciais e R$ 259 para não-residenciais. O proprietário que optar pelo pagamento à vista, até o dia 12 de fevereiro, terá direito a um desconto de 5%, o porcentual mais baixo dos últimos quatro anos. Em 2004, o desconto era de 8,5%, em 2005 chegou a 20% e este ano baixou para 7%.

Bonificação

"Tentamos eqüilibrar os benefícios entre o pagamento único, com desconto, e o pagamento feito em 10 vezes. A bonificação de 5% é suficiente para incentivar os contribuintes que possam e queiram fazer o pagamento à vista, sem prejudicar a grande maioria dos contribuintes, que realizam seus pagamentos em parcelas mensais", afirma Sebastiani. Segundo ele, o desconto segue a inflação estimada para 2007, que deve ficar entre 3% e 4%. Em média, três entre 10 contribuintes aproveitam os descontos oferecidos e pagam o imposto em cota única.

Para o economista do Departamento Intersindical e de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) em Curitiba, Sandro Silva, o baixo porcentual de pagamentos feitos à vista se justifica: "A princípio não é interessante pagar em uma só vez. Pagando em 10 meses, o contribuinte perde 0,49% de desconto por mês. Mas isso é menos que o rendimento da poupança, que está em 0,65%."

Entrega

Os carnês do imposto serão distribuídos pelos Correios a partir de 2 de janeiro. A previsão é de que a entrega esteja concluída até 22 de janeiro. Quem não receber o carnê ou extraviá-lo, poderá retirar uma segunda via no prédio central da prefeitura, no Centro Cívico, nas Ruas da Cidadania e também pela internet (www.curitiba.pr.gov.br). Questionamentos e pedidos de impugnação dos valores do IPTU também poderão ser feitos até 12 de fevereiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]