As Forças Armadas e a Polícia Federal prenderam, na tarde deste domingo (4), no complexo de favelas da Maré, zona norte do Rio, um homem identificado como Fabiano Santos de Jesus, conhecido como "Zangado". Segundo o Comando da Força de Pacificação da Maré, ele é irmão do traficante Menor P, um dos principais líderes do Terceiro Comando Puro, rival do Comando Vermelho.

CARREGANDO :)

As duas facções dominam a venda de drogas no complexo, formado por 15 comunidades com 130 mil moradores. Cortado pelas três principais vias expressas do Rio (avenida Brasil e Linhas Vermelha e Amarela), o conjunto de favelas é rota obrigatória para quem chega ao Rio pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, e precisa se deslocar para o centro, a zona sul ou à Barra da Tijuca, na zona oeste.

No final de março, as polícias do Rio e as Forças Armadas ocuparam o complexo que no futuro receberá uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). Homens do Exército patrulham a região.

Publicidade

"Zangado" e mais dois suspeitos, cujos nomes não foram divulgados, foram presos por volta de 14h durante uma operação integrada entre as forças de segurança. Segundo nota divulgada pela Força de Pacificação, "Zangado" seria o "natural sucessor de seu irmão e vinha sendo procurado por diversos órgãos de seguranças e ordem pública".

Menor P foi preso em março em um apartamento na zona oeste do Rio. Além de chefiar o tráfico de drogas em parte da região, Menor P ficou conhecido por mandado torturar o jogador Bernardo, meia atacante do Vasco, que teria se envolvido com sua namorada, em abril do ano passado.