A Usina de Itaipu abriu o vertedouro para escoar a alta quantidade de água represada, excesso causado pelas chuvas fortes dos últimos dias. A estrutura está aberta desde a manhã de domingo (21) e a previsão é de que fique assim por uma semana. A geração de energia continua alta: 18% a mais, se comparada ao mesmo período de 2015. Neste ano, a binacional já gerou um total de 66.543.812 megawatts-hora (MWh).
Faz quase dois meses desde a última vez que o vertedouro foi acionado, em 3 de julho. Segundo a Itaipu, de quinta-feira (18) a domingo (21) choveu 93 mm na área do reservatório, desde 2011 não chove tanto durante o mês de agosto.
Nesta terça-feira (23), a água escoa apenas pela calha direita, de um total de três, a uma velocidade de 729 m³/s. Esse valor representa quase a metade da vazão média das Cataratas do Iguaçu, que oscila entre 1.200 m³/s e 1.500 m³/s. Apesar das chuvas, não há risco de enchente até o momento.
É esperado que o volume de água suba ainda mais e atinja a velocidade de 3.000 m³/s durante a madrugada desta quarta-feira (24). Durante o dia, a previsão é de 1.400 m³/s. De quinta a domingo, visitantes poderão ver o vertedouro aberto em alguns períodos.
A binacional possui 20 unidades geradoras e é responsável pelo abastecimento de cerca de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75 % do Paraguai.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião