Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Diplomacia

Itaipu rebate críticas de jornal paraguaio

Foz do Iguaçu – A Itaipu Binacional divulgou ontem nota oficial rebatendo críticas feitas pelo jornal "ABC Color" ao Brasil. O periódico, o principal do Paraguai, publicou no último domingo um texto intitulado "Brasil, um país imperialista e explorador" tecendo severas críticas ao Tratado de Itaipu.

Segundo o jornal, o Paraguai foi duramente prejudicado pelo tratado. O texto, que repercutiu na imprensa brasileira, tornou-se público no primeiro dia da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Paraguai.

Conforme a nota oficial, a Binacional "vem a público repudiar com veemência a tentativa orquestrada de prejudicar as relações respeitosas, harmoniosas e igualitárias construídas entre brasileiros e paraguaios ao longo dos 34 anos da trajetória vitoriosa da empresa".

A empresa classifica a linguagem utilizada pelo jornal como beligerante, na qual transparece uma tentativa de contaminar a relação harmoniosa entre brasileiros e paraguaios.

Para esclarecer o assunto, na nota a Binacional enumera nove argumentos, em um deles dá a seguinte explicação. "O Tratado de Itaipu consagra a igualdade de direitos, cabendo a cada país a metade da energia produzida pela usina. A obrigação financeira de garantia de mercado assumida pelo Brasil resulta na compra da totalidade da produção de Itaipu de titularidade paraguaia, que não for utilizada para o consumo exclusivo desse país", diz a nota assinada pela diretoria da empresa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.