O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) não foi criado para promover as atividades fins da instituição, mas para atender as demanda do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) – conforme está explícito em seu próprio site.
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Agora, o ITTI se prepara para estender o atendimento para a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), por meio de um termo de cooperação. O instituto já promoveu uma reunião com o diretor do Departamento dos Portos Fluviais e Lacustres da SEP, Wilson do Egito Coelho Filho, para alinhar a parceria.
A página do ITTI lembra o portal de uma empresa. Entre os serviços listados, estão a execução de estudos e levantamentos, voltados ao desenvolvimento de “soluções tecnológicas” e à “realização de consultorias e serviços especiais de engenharia”. Entre os profissionais que compõem a equipe, constam 24 pessoas – entre geólogos, engenheiros, biólogos e jornalistas, além de outros – que sequer têm vínculo com a UFPR.
Segundo a direção do instituto, seus profissionais são deslocados de fundações de apoio. São contratados por estas para atuar num único projeto, mas acabam servindo ao ITTI– não só no convênio para o qual foram contratados. Entre os “colaboradores eventuais”, aparecem três altos funcionários do Dnit e um diretor do PAC.
Como uma empresa privada, o ITTI tem assessoria de imprensa própria – que faz ampla cobertura da parceria com o Dnit. Em datas específicas, o núcleo chega a mandar às redações de veículos de imprensa kits com brindes ostentando a logomarca do instituto vinculada à do Dnit.
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