O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) não foi criado para promover as atividades fins da instituição, mas para atender as demanda do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) – conforme está explícito em seu próprio site.
ESPECIAL UNIVERSIDADES S/A: Confira a série completa de reportagens
Agora, o ITTI se prepara para estender o atendimento para a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), por meio de um termo de cooperação. O instituto já promoveu uma reunião com o diretor do Departamento dos Portos Fluviais e Lacustres da SEP, Wilson do Egito Coelho Filho, para alinhar a parceria.
A página do ITTI lembra o portal de uma empresa. Entre os serviços listados, estão a execução de estudos e levantamentos, voltados ao desenvolvimento de “soluções tecnológicas” e à “realização de consultorias e serviços especiais de engenharia”. Entre os profissionais que compõem a equipe, constam 24 pessoas – entre geólogos, engenheiros, biólogos e jornalistas, além de outros – que sequer têm vínculo com a UFPR.
Segundo a direção do instituto, seus profissionais são deslocados de fundações de apoio. São contratados por estas para atuar num único projeto, mas acabam servindo ao ITTI– não só no convênio para o qual foram contratados. Entre os “colaboradores eventuais”, aparecem três altos funcionários do Dnit e um diretor do PAC.
Como uma empresa privada, o ITTI tem assessoria de imprensa própria – que faz ampla cobertura da parceria com o Dnit. Em datas específicas, o núcleo chega a mandar às redações de veículos de imprensa kits com brindes ostentando a logomarca do instituto vinculada à do Dnit.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora