epois de se dispor a comparecer à sessão de ontem na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para prestar esclarecimentos sobre a polêmica envolvendo licenças para geradoras hidrelétricas, o secretário estadual de Meio Ambiente, Jonel Iurk, preferiu encaminhar uma nota aos deputados. O secretário foi citado em reportagens da Gazeta do Povo, publicadas na semana passada, que mostram que o Instituto Ambiental do Paraná concedeu licença à central geradora hidrelétrica Enxadrista que fica numa propriedade de Jonel e do filho Antônio Carlos e está vinculada à empresa Energética Rio das Pedras, que já pertenceu ao secretário e hoje tem como sócio o filho Marco Antônio.
A nota foi lida pelo líder do governo na Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB). O texto reitera afirmações que o secretário fez ao jornal. Declarou que os filhos não são privilegiados no processo de licenciamento ambiental de empreendimentos hidrelétricos, nem com mais celeridade nem com menos exigências, e que é o IAP, autarquia independente, que concede licenças.
Na mesma sessão da Alep foi rejeitado um pedido de informações ao governo do estado sobre o licenciamento ambiental das geradoras hidrelétricas, apresentado pelo deputado Tadeu Veneri (PT). A proposta teve apenas quatro votos favoráveis.