A secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela, anunciou que deixará a função na pasta para se candidatar às eleições de 2024. O cargo ocupado por ela é o segundo mais alto da hierarquia dos ministérios, ficando atrás apenas do ministro de Estado, Camilo Santana. Izolda deve se candidatar à prefeitura de Sobral ou Fortaleza, ambas no estado do Ceará, onde já ocupou o cargo de governadora.
No começo da legislatura de Lula, muita expectativa foi criada no anúncio do nome de Izolda para compor a pasta. A psicóloga, especialista em educação infantil e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública, integrou a secretaria de educação de Sobral-CE, município referência em alfabetização.
A Lei de Inelegibilidade define que pré-candidatos que sejam funcionários públicos, militares e dirigentes de empresas devam deixar seus cargos para concorrer às eleições. O prazo final para o afastamento, que pode variar de três a seis meses, é contabilizado a partir da data do pleito.
No último dia 28, o MEC apresentou os índices do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. De acordo com uma avaliação articulada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 56% dos alunos brasileiros do 2º ano do fundamental 1 sabem ler e escrever. A marca é um ponto percentual a mais que a de 2019, índice anterior ao fechamento das escolas devido à pandemia. A ideia é que, até 2030, todos os estados e municípios brasileiros atinjam a marca de 80% de crianças alfabetizadas. O Ceará já possui 85% das crianças no nível esperado.
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Saúde de Lula ameaça estabilidade do Governo em momento crítico; acompanhe o Sem Rodeios
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora