Cascavel – Um jacaré da espécie papo-amarelo de 2,3 metros de comprimento, que fugiu em companhia de outro colega de cativeiro do Zoológico de Cascavel, está dando um "baile" nos funcionários da prefeitura e nos bombeiros que tentam recapturá-lo. Ele escolheu o lago municipal, área vizinha ao zoológico, para o seu novo habitat, e a julgar pela dificuldade, não parece disposto a voltar.

CARREGANDO :)

De acordo com a direção do zôo, os animais escaparam na quarta-feira por uma abertura na grade de tela que cerca o cativeiro, onde vivem outros quatro répteis adultos e 26 filhotes. Um dos jacarés foi recapturado no mesmo dia. O segundo é o que está dando mais trabalho para as equipes de captura. O jacaré continua solto no lago municipal, tradicional espaço verde usado para a prática de atividades físicas ou de lazer pela população.

Com o bicho em liberdade, poucas pessoas, na manhã de ontem, se arriscaram em fazer a sua tradicional caminhada ou corrida. A própria Secretaria Municipal do Meio Ambiente fez um apelo aos freqüentadores que evitem se aproximar das margens do lago até que o jacaré seja capturado. "A falta de prática e de equipamentos adequados está sendo o maior empecilho aos funcionários do zoológico para prender o animal e levá-lo de volta ao cativeiro", diz a coordenadora do zoológico, Gladis Dalmina. Ontem as equipes fizeram várias tentativas para aprisionar o animal, mas nenhuma delas deu certo.

Publicidade

A fuga de animais do zôo não é nenhuma novidade, mas essa é a primeira vez que envolve jacarés. As mais comuns são as que envolvem os macacos-pregos, que volta e meia invadem casas vizinhas. Há cerca de três meses, um queixada – mamífero parecido com um porco-do-mato – escapou do seu cativeiro e também se abrigou no lago municipal.

Há vários anos o zoológico municipal, que recebe a visita de cerca de 15 mil pessoas por mês, sofre com a falta de recursos financeiros para a manutenção dos cativeiros e animais.