Os três jacarés que vivem no Parque Barigüi, em Curitiba, serão removidos. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) começou a procurar uma nova casa para os répteis depois de reunião realizada com a Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba e do Corpo de Bombeiros, na segunda-feira (26).
O Ibama estuda a possibilidade de levar um dos animais da espécie papo-amarelo para o Zoológico de Curitiba. Os outros dois devem ser transferidos para criadouros fora do Paraná. "Não tem como colocar mais jacarés nos zoológicos do estado", informou a médica veterinária Eunice de Souza, do Ibama. Segundo ela, o estado também não tem criadouros aptos.
A polêmica sobre os jacarés voltou à tona na semana passada, quando um dos animais matou um cão no Parque Barigüi. Apesar de os jacarés só oferecerem perigo para quem chega perto do lago, alguns freqüentadores do parque ficaram assustados, o que levou a prefeitura a decidir pela transferência. Ainda não há uma previsão para os animais serem retirados.
Capivaras
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente também estuda transferir algumas capivaras do Parque Tingüi, na região norte da capital. A preocupação é que o rebanho cresça muito.
Opinião do leitor: Qual a sua opinião sobre a saída dos jacarés no parque?
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Itaipu, Correios e Caixa patrocinam evento que ataca agronegócio como “modelo da morte”
Pacote fiscal pífio leva Copom a adotar o torniquete monetário
Por que o grupo de advogados de esquerda Prerrogativas fez festa para adular Janja
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora