Dois animais selvagens foram capturados em áreas urbanas de Campo Mourão, no Noroeste do Paraná, nesta semana. Na segunda-feira (3), policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental capturaram uma jaguatirica em uma árvore e nesta terça-feira (4) um quati foi encontrado dentro de uma residência.
No primeiro caso, a jaguatirica foi vista em cima de uma árvore no bairro Jardim Paulista. O animal foi resgatado e levado para o posto da Polícia Militar Ambiental do município. Segundo o capitão da PM Ricardo Fardim Eguedis, o animal ainda será analisado por biólogos para depois ser solto no Parque Estadual Lagoa Azul, que fica em Campo Mourão.
O quati foi encontrado em uma residência do bairro Jardim Tropical II e também foi levado para o posto. Após a análise de um veterinário, o animal foi solto no Parque Estadual Lagoa Azul.
Na opinião de Eguedis, o aparecimento destes animais na área urbana de Campo Mourão se deve a criação de reservas ambientais, em especial para a preservação de rios. "Isso facilita a reprodução destes animais". Ele também classifica como positiva a reação das pessoas, que encontram as espécies e chamam as equipes responsáveis pela remoção. "Antes, as pessoas matavam os animais quando encontravam algum", compara.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora