A estufa do Jardim Botânico estava iluminada na noite desta quinta-feira (9). Por volta das 19h, a reportagem constatou que a situação no parque já era bem diferente do cenário encontrado na quarta, quando um dos cartões-postais mais famosos de Curitiba estava às escuras, conforme a Gazeta do Povo mostrou na quarta-feira (8). A iluminação foi restabelecida tanto na parte interna quanto na área externa da estufa. Além disso, os postes próximos também voltaram a funcionar.
Em matéria publicada em seu site, a prefeitura destacou, porém, que as obras para a instalação da nova iluminação ainda estão em fase de testes e que devem ser concluídas até o fim de março. O investimento foi de R$ 300 mil.
A administração municipal afirma que tudo estava funcionando desde segunda-feira (6), mas não foi o que a reportagem encontrou na quarta-feira (8). Imagens feitas entre 21h40 e 22h20 mostraram a estufa e áreas próximas completamente às escuras. A equipe circundou todo o parque pela área externa.
Obras
Por meio de nota, a prefeitura de Curitiba explicou que o cabeamento e as luminárias estão sendo revitalizados e que parte dessa troca ainda não foi finalizada. “A obra ainda não terminou e as luminárias de alguns dos postes novos trocados, na pista de caminhada atrás da estufa, apresentaram problemas técnicos. No último fim de semana, cinco postes estavam com as luminárias de LED piscando”, afirma o texto.
A polêmica em torno da falta de luz no local é algo que vem desde as últimas eleições. Na época, o então candidato Rafael Greca (PMN) afirmou que deixar o Jardim Botânico apagado era equivalente a retirar a iluminação do Cristo Redentor ou da Torre Eiffel. Segundo o ex-prefeito Gustavo Fruet, a situação era fruto de roubos de fios na região.
“O sistema de iluminação do Jardim Botânico ainda está em obras. A Prefeitura está investindo R$ 300 mil na revitalização e melhora da iluminação do parque. Todo o cabeamento foi trocado, os postes e luminárias do estacionamento ainda estão sendo trocados. As pistas de caminhada no bosque, o velódromo e a estufa também estão recebendo melhoramentos na iluminação. A obra ainda não terminou e as luminárias de alguns dos postes novos trocados, na pista de caminhada atrás da estufa, apresentaram problemas técnicos. No último fim de semana, cinco postes estavam com as luminárias de LED piscando. Equipes do Departamento de Iluminação da Prefeitura foram na segunda-feira (6) a tarde até o local para verificar o problema, que já foi solucionado. Em rondas à noite de segunda (6) foi constatado que as cinco luminárias estavam funcionando novamente. A previsão é que toda a obra de melhoramentos da iluminação do Jardim Botânico seja concluída e entregue até o final de março.”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião