São Paulo O ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou ontem a antecipação das obras na pista principal do aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos (região metropolitana). As obras devem começar na segunda-feira.
Inicialmente, a reforma estava marcada para outubro em uma das cabeceiras da pista. Em seguida, seriam reformadas a outra cabeceira e o trecho central, em dezembro e janeiro. De acordo com o ministério, o cronograma foi mudado para que não coincidisse com o período de férias, quando o movimento nos terminais é maior.
Com o novo cronograma, a primeira fase das obras deve começar pelo trecho central da pista principal e terminar em 10 de setembro, liberando parcialmente a pista. Durante as obras no trecho central, os vôos devem ser desviados para a pista secundária. A reforma deve continuar pelas duas cabeceiras, que passarão pelas obras alternadamente.
Congonhas
No aeroporto de Congonhas, zona sul de São Paulo, a pista passa por reformas de execução do grooving ranhuras feitas no pavimento da pista que permitem o escoamento de água. Durante uma visita ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), ontem, Jobim anunciou que vai estender por três horas diárias o trabalho de colocação de ranhuras. O objetivo é antecipar a liberação da pista para o dia 6 de setembro, um dia antes do feriado nacional de Independência. A previsão era de que a obra ficasse pronta só no dia 26 de setembro.
Depois do acidente com o vôo 3054 da TAM, no último dia 17 de julho, o governo foi alvo de muitas críticas por ter liberado a pista principal, após uma reforma, sem o "grooving". Há suspeitas de que a ausência do sistema tenha colaborado com o acidente, que deixou 199 pessoas mortas.