Lula afirma que o caos aéreo está resolvido em parte
Brasília O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que o caos aéreo "está resolvido em parte" e admitiu que planeja mudanças na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em entrevista no Itamaraty. "Acho que está resolvido em parte. Ele (o novo ministro da Defesa, Nelson Jobim) está há poucos dias no ministério, não dá para fazer tudo", afirmou.
Diretora da Anac é convocada à CPI
Brasília Uma semana depois de os governistas da CPI do Apagão Aéreo da Câmara barrarem a convocação dos diretores da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Josef Barat e Leur Lomanto, os mesmos deputados, com os votos também da oposição, aprovaram ontem a convocação da diretora Denise Abreu. Os governistas se mobilizaram para que o depoimento de Denise fosse marcado para hoje, depois que a diretora falar à CPI do Senado.
São Paulo O ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou ontem a antecipação das obras na pista principal do aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos (região metropolitana). As obras devem começar na segunda-feira.
Inicialmente, a reforma estava marcada para outubro em uma das cabeceiras da pista. Em seguida, seriam reformadas a outra cabeceira e o trecho central, em dezembro e janeiro. De acordo com o ministério, o cronograma foi mudado para que não coincidisse com o período de férias, quando o movimento nos terminais é maior.
Com o novo cronograma, a primeira fase das obras deve começar pelo trecho central da pista principal e terminar em 10 de setembro, liberando parcialmente a pista. Durante as obras no trecho central, os vôos devem ser desviados para a pista secundária. A reforma deve continuar pelas duas cabeceiras, que passarão pelas obras alternadamente.
Congonhas
No aeroporto de Congonhas, zona sul de São Paulo, a pista passa por reformas de execução do grooving ranhuras feitas no pavimento da pista que permitem o escoamento de água. Durante uma visita ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), ontem, Jobim anunciou que vai estender por três horas diárias o trabalho de colocação de ranhuras. O objetivo é antecipar a liberação da pista para o dia 6 de setembro, um dia antes do feriado nacional de Independência. A previsão era de que a obra ficasse pronta só no dia 26 de setembro.
Depois do acidente com o vôo 3054 da TAM, no último dia 17 de julho, o governo foi alvo de muitas críticas por ter liberado a pista principal, após uma reforma, sem o "grooving". Há suspeitas de que a ausência do sistema tenha colaborado com o acidente, que deixou 199 pessoas mortas.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora