O sinal verde de Arlindo Chinaglia (PT-SP) à CPI do Apagão Aéreo foi previamente acertado com o Planalto e com o PT. Era necessário encontrar uma saída para que o presidente da Câmara não inaugurasse seu mandato exercendo às claras a função de engavetador. Assim, o palácio pediu socorro à bancada, que recorreu à Comissão de Constituição e Justiça contra a decisão de Chinaglia movimento prévia e minuciosamente discutido com o próprio. A oposição, por sua vez, apresenta hoje recurso ao Supremo sem nem esperar a decisão da CCJ, ao que tudo indica pró-governo, e vai cobrar do presidente da Casa a defesa da instalação da investigação uma vez que ele a deferiu, ainda que apenas "para a torcida".
***
Ops! O PSB, que contribuiu com preciosas assinaturas no requerimento da CPI, agora busca esvaziar a comissão. É que o partido espera arrancar de Lula a criação da Secretaria de Portos e Aeroportos, que já nasceria na berlinda. Concreto Petistas tentam negociar com o PSDB a demarcação do escopo da CPI, caso esta seja instalada. Querem evitar a todo custo que a comissão se debruce sobre as vistosas obras nos aeroportos realizadas pela Infraero no primeiro governo Lula. Dor no bolso Na reunião com os governadores, Lula mencionou como exemplo dos problemas que lhe teriam sido causados pelo casal Garotinho a dificuldade de negociar as obras do Pan: "Isso está me custando R$ 1,8 bi". Química De um peixe grande que já sentiu na pele a ingratidão de Lula, sobre a incógnita maior da reforma ministerial: "A Marta está sendo dissolvida no ácido. Não vai sobrar nem o Chanel". Ombudsman Enquanto Lula rasga elogios a Fernando Haddad, José Dirceu não tem dado sossego ao ministro da Educação em seu blog. Reclama até de suas entrevistas, que seriam muito "vagas". Celetista De Roberto Jefferson, sobre o (ainda) correligionário Walfrido dos Mares Guia: "Ele foi para o Ministério do Turismo terceirizado pelo PTB. Agora, indo para a coordenação política, Lula vai assinar a carteira dele". Transposição O ministro da Integração Nacional, Pedro Britto, já reuniu sua equipe e os diretores da Codevasf para se despedir. O cargo será ocupado pelo deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA).
Novo tom Depois de pegar em armas contra Gilberto Gil em janeiro, por causa da exoneração de petistas do ministério, Ricardo Berzoini e o secretário de Cultura do PT, Glauber Piva, reúnem-se hoje com o ministro para pedir que ele discuta com o partido "as políticas para o setor". Espeto Liberado pelos médicos depois de um período de quimioterapia, José Alencar não se fez de rogado. Ontem, após receber prefeitos do norte de Minas em audiência, o vice desistiu de ir almoçar em casa e foi com a turma traçar uma picanha no Porcão. Pátria mineira Na inauguração da reforma da centenária praça Rui Barbosa, em BH, o prefeito Fernando Pimentel (PT) discursava quando se dirigiu ao governador Aécio Neves (PSDB): "Presi...". Parou na segunda sílaba, e todos caíram na risada. Chorinho Os senadores pefelistas Demóstenes Torres (GO) e Kátia Abreu (TO) convidaram os colegas para um karaokê na terça. Diante dos dissabores eleitorais e da onda de defecções no partido, a sessão foi batizada de "Quem canta seus males espanta". Sete vidas Após dobrar a bancada do PP e abocanhar uma cobiçada cadeira na CCJ, Paulo Maluf agora reassumiu a direção estadual do partido, em novo round de seu pugilato com Celso Russomanno.
TIROTEIO
* De Anthony Garotinho (PMDB) em resposta ao presidente Lula, segundo quem sua reunião com governadores foi mais agradável este ano devido à ausência de Rosinha.
Desde que recusei um ministério no início do primeiro governo, Lula passou a perseguir a Rosinha. Ele prefere quem fica sentado ao seu lado dizendo sempre que está tudo bem.



