Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Painel

Jogo combinado

O sinal verde de Arlindo Chinaglia (PT-SP) à CPI do Apagão Aéreo foi previamente acertado com o Planalto e com o PT. Era necessário encontrar uma saída para que o presidente da Câmara não inaugurasse seu mandato exercendo às claras a função de engavetador. Assim, o palácio pediu socorro à bancada, que recorreu à Comissão de Constituição e Justiça contra a decisão de Chinaglia – movimento prévia e minuciosamente discutido com o próprio. A oposição, por sua vez, apresenta hoje recurso ao Supremo sem nem esperar a decisão da CCJ, ao que tudo indica pró-governo, e vai cobrar do presidente da Casa a defesa da instalação da investigação – uma vez que ele a deferiu, ainda que apenas "para a torcida".

***

Ops! – O PSB, que contribuiu com preciosas assinaturas no requerimento da CPI, agora busca esvaziar a comissão. É que o partido espera arrancar de Lula a criação da Secretaria de Portos e Aeroportos, que já nasceria na berlinda. Concreto – Petistas tentam negociar com o PSDB a demarcação do escopo da CPI, caso esta seja instalada. Querem evitar a todo custo que a comissão se debruce sobre as vistosas obras nos aeroportos realizadas pela Infraero no primeiro governo Lula. Dor no bolso – Na reunião com os governadores, Lula mencionou como exemplo dos problemas que lhe teriam sido causados pelo casal Garotinho a dificuldade de negociar as obras do Pan: "Isso está me custando R$ 1,8 bi". Química – De um peixe grande que já sentiu na pele a ingratidão de Lula, sobre a incógnita maior da reforma ministerial: "A Marta está sendo dissolvida no ácido. Não vai sobrar nem o Chanel". Ombudsman – Enquanto Lula rasga elogios a Fernando Haddad, José Dirceu não tem dado sossego ao ministro da Educação em seu blog. Reclama até de suas entrevistas, que seriam muito "vagas". Celetista – De Roberto Jefferson, sobre o (ainda) correligionário Walfrido dos Mares Guia: "Ele foi para o Ministério do Turismo terceirizado pelo PTB. Agora, indo para a coordenação política, Lula vai assinar a carteira dele". Transposição – O ministro da Integração Nacional, Pedro Britto, já reuniu sua equipe e os diretores da Codevasf para se despedir. O cargo será ocupado pelo deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA).

Novo tom – Depois de pegar em armas contra Gilberto Gil em janeiro, por causa da exoneração de petistas do ministério, Ricardo Berzoini e o secretário de Cultura do PT, Glauber Piva, reúnem-se hoje com o ministro para pedir que ele discuta com o partido "as políticas para o setor". Espeto – Liberado pelos médicos depois de um período de quimioterapia, José Alencar não se fez de rogado. Ontem, após receber prefeitos do norte de Minas em audiência, o vice desistiu de ir almoçar em casa e foi com a turma traçar uma picanha no Porcão. Pátria mineira – Na inauguração da reforma da centenária praça Rui Barbosa, em BH, o prefeito Fernando Pimentel (PT) discursava quando se dirigiu ao governador Aécio Neves (PSDB): "Presi...". Parou na segunda sílaba, e todos caíram na risada. Chorinho – Os senadores pefelistas Demóstenes Torres (GO) e Kátia Abreu (TO) convidaram os colegas para um karaokê na terça. Diante dos dissabores eleitorais e da onda de defecções no partido, a sessão foi batizada de "‘Quem canta seus males espanta". Sete vidas – Após dobrar a bancada do PP e abocanhar uma cobiçada cadeira na CCJ, Paulo Maluf agora reassumiu a direção estadual do partido, em novo round de seu pugilato com Celso Russomanno.

TIROTEIO

* De Anthony Garotinho (PMDB) em resposta ao presidente Lula, segundo quem sua reunião com governadores foi mais agradável este ano devido à ausência de Rosinha.

– Desde que recusei um ministério no início do primeiro governo, Lula passou a perseguir a Rosinha. Ele prefere quem fica sentado ao seu lado dizendo sempre que está tudo bem.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.