Caracas (EFE) Os jornais venezuelanos destacaram ontem em suas manchetes a vitória da Unidos de Vila Isabel no Carnaval carioca, já que a escola foi patrocinada pelo governo do presidente venezuelano Hugo Chávez.
O enfoque dado pelos jornais se distanciou dos comentários burlescos e sarcásticos de comentaristas de rádio e de televisão. Um deles chegou a sugerir que a Força Armada Nacional (FAN) patrocine outra escola de samba em 2007 em troca de permitir que militares venezuelanos desfilem de tangas.
Os jornais e as rádios também não entraram em um acordo em relação ao valor do patrocínio dado à Vila Isabel pela estatal Petróleos da Venezuela SA (PDVSA), já que alguns falavam em US$ 450 mil, e outros em US$ 2 milhões.
Simón Bolívar
O jornal "El Universal" traz em sua capa a foto do carro alegórico que tinha uma imagem de 14 metros de altura de Simón Bolívar com um coração vermelho na mão direita, qualificada de "figura polêmica", que fechou o desfile da escola.
"Carro de Bolívar ganhou no Rio" era a manchete do matutino "2001", que também imprimiu em sua capa uma grande fotografia da imagem do líder independentista, assim como os matutinos "Diario Vea" e "El Nuevo País".
"Bolívar com plumas premiado no Rio" foi o título da contracapa do "El Nuevo País", que acrescentou que a escola carioca ganhou graças ao melhor samba-enredo, chamado "Soy loco por ti, América", que, segundo o jornal, "resume o pensamento do presidente Chávez".
O jornal "El Nacional" trouxe em sua capa uma fotografia com torcedores da Vila Isabel festejando a vitória com uma bandeira venezuelana e reproduziu a letra do samba-enredo, que em uma de suas estrofes diz "arriba, Vila, forte e unida, feito o sonho do libertador", e "a essência latina é a luz de Bolívar".
O matutino "Reporte" assegurou em sua capa que "mais de 500 bolivarianos viajaram ao Rio de Janeiro com todas as despesas pagas" para animar o desfile da Vila Isabel.
"Enquanto em Caracas o povo recebe um carnaval de segunda (...), mais de 500 bolivarianos viajaram ao sambódromo do Rio de Janeiro com todas as despesas pagas para enaltecer o Bolívar carnavalesco da escola de samba paga pela Choroesa", acrescentou, referindo-se ao roubo de dinheiro público em que a PDVSA supostamente está envolvida.
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Não é só nos EUA: drones sobrevoam base da Força Aérea americana e empresas estratégicas na Alemanha
Juiz de Brasília condena Filipe Martins por suposto “gesto racista” em sessão do Senado
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora