Alunos da Escola Municipal Devanira Ferreira Alves, de Quatro Barras, na RMC, participaram de ação do projeto Ler e Pensar.| Foto: Divulgação

Foi por perceber as possibilidades de trabalhar interdisciplinaridade com o jornal que, no ano passado, a Escola Municipal Devanira Ferreira Alves, de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, mobilizou 23 educadores e 350 alunos no desenvolvimento de ações que aliassem a leitura do periódico com o estudo das diferentes disciplinas. Apadrinhados pelo HSBC, recebem edições diárias da Gazeta do Povo para serem trabalhadas em sala.

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Foram dezenas de atividades aplicadas com as turmas do 1º ao 5º ano dos períodos da manhã e tarde. A partir da leitura das notícias, temas das grades curriculares puderam ser explorados de maneira lúdica e reflexiva.

Ao lerem uma reportagem sobre o macuco, por exemplo, ave da Mata Atlântica cujo ovo é azul, alunos do 1º ano conheceram mais sobre a espécie e representaram o animal, o ninho e os ovos em massinha, desenvolvendo imaginação e habilidades artísticas. Língua Portuguesa e oralidade também foram estimulas ao trabalharem as palavras da matéria e defenderem verbalmente suas criações. Na Matemática, números, quantidade e formas também ganharam explicações práticas.

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Com os estudantes do 4º e 5º ano, as abordagens foram mais críticas. Após lerem uma série de matérias sobre incidentes com fiações elétricas e mortes de crianças e jovens ao tentarem resgatar pipas em fios de alta tensão, a turma entrou em contato com a Copel para esclarecer dúvidas sobre o tema. A instituição promoveu uma palestra com orientações de cuidados importantes a serem tomados e distribuiu cartilhas informativas às crianças.

Em outra oportunidade, estudantes 2º ano encontraram um texto sobre borboletas no blog Giro Sustentável. O assunto chamou a atenção de imediato e rendeu, além de condições para trabalhar diferentes disciplinas, reflexões que, certamente os pequenos levarão para a vida. Eloize Ferreira, professora que conduziu as atividades, conta que a moral da história incentivou a confiança das crianças. “O texto falava de duas lagartas que estavam para sair do casulo, mas uma tinha medo. Encontrava desculpas para não enfrentar a vida de borboleta e acabava morrendo enclausurada. A história foi importante porque ficou claro que precisamos ter coragem ao enfrentar desafios e correr riscos para aprender, crescer e amadurecer”, conta.

Estreitamento dos vínculos familiares

A Escola Devanira Ferreira Alves também trabalha a Sacola da Leitura. Semanalmente, os estudantes se revezam para levar as edições do jornal para casa. Leem as notícias com a família e preenchem um questionário sobre o assunto que mais chamou atenção. “Um dos alunos contou que os pais não costumavam ver as notícias do dia e que, depois da nossa ação, passaram a se informar. O momento da leitura estreitou os vínculos familiares”, defende Jucele Andreata, professora da escola que, no ano passado, ocupou a função de coordenadora pedagógica.